No tempo em que as senhas eram fáceis

Estive no banco semana passada. Duas vezes. Burocracias da vida moderna e meu Internet banking bichado me obrigaram a ir. Um saco.
Já faz um tempo que enfrentar fila de banco mudou. A senha está mais complicada. Antes do número vem sempre uma sequência aleatória de letras, selecionadas de acordo com o tipo de atendimento. Por exemplo, eu ganhei FGC384. O F e o G é por causa do FGTS. O C não sei. Deve ser de coisinha, rs.

O painel é parecido com esse. Só que mais difícil.

Fiquei observando o funcionamento desse sistema e qualquer um vê que ele é complexo, principalmente pros idosos ou pessoas menos instruídas. Beleza, que ele serve pra facilitar (?) o atendimento da agência, mas dificultar o acesso seria uma boa solução? Também já vi isso em hospitais.
Pra exemplificar melhor trago um causo. Estava eu sentada (tive a sorte de isso acontecer num banco lotado) adiantando uma leitura, quando uma senhora ao meu lado me abordou:

– Qual a sua senha? Eu não estou entendendo a minha.
Expliquei direitinho pra ela como funcionava a parada das letras, mas tinha outro problema. Ela tava sem óculos e não enxergava bem. :/
– Não se preocupe. Cheguei depois da senhora. Quando chamarem a sua eu aviso.
– Obrigada, minha filha. Eu acho que eles deveriam chamar falando mesmo. Facilita pra quem não consegue ler.

Depois disso, não consegui continuar lendo. Cada vez que soava o alarme da senha, ela me perguntava se era a dela. Perguntei se veio sozinha. Confirmou que sim.
Não me importei de parar a leitura para auxiliá-la, não porque sou uma pessoa elevada e generosa. Na real, fiquei pensando no meu pai, na minha avó e em todas as pessoas que eu conheço que ainda vão passar por isso. Provavelmente até eu no futuro. A tecnologia é cruel, amigos.
Essas pessoas precisam de auxílio nas tarefas mais simples. Já que o sistema, não ajuda vejo como nossa responsabilidade dar uma força nessas situações. Tendo velhinho em casa ou não.
Após 25 minutos alternando o olhar entre o painel de senhas e o sorriso de resposta negativa pra senhorinha que me olhava docemente, pude retornar pra minha leitura. E ainda li muitas páginas esperando o meu próprio atendimento.

Deixe um comentário

