No tempo em que o Tiago Iorc postava no YouTube

Tiago Iorc é um representante legítimo de uma nova geração de artistas que fazem o caminho inverso do sucesso no mundo da música.

Antigamente  GRAVADORA ➡ MAINSTREAM ➡ PÚBLICO
Atualmente PÚBLICO ➡ MAINSTREAM ➡ GRAVADORA

Quer dizer… Quando o cara consegue chegar numa gravadora. A distribuição de música mudou demais nos últimos anos. O público que curte Tiago Iorc tem perfil no spotify e até paga por isso. Raramente o CD é comprado, ninguém mais anda ganhando disco de platina dupla em programas de auditório dominicais.
Eu poderia dizer que a internet é a nova fronteira da divulgação musical, mas a internet não tem fronteiras. Mesmo. Apesar disso, artistas bastante compartilhados como Iorc ainda passam despercebidos por quem não tem tanto acesso a esse mundo virtual.

O vídeo acima foi o segundo publicado no canal oficial do cantor no YouTube no ano de 2009. Obteve mais de 133 mil visualizações e 41 comentários. Pesquei de lá uns mais recentes, outros nem tanto. O apoio é declarado pela base de fãs desde aquela época.

comments comments2

Depois dos comentários incentivadores e de se apresentar em festivais, Tiago Iorc emplacou músicas em novelas da Rede Globo e pronto. Gravou para a SLAP e tem sido sucesso com infinitas visualizações e compartilhamentos. O clipe de Amei Te Ver que teve a participação da atriz Bruna Marquezine tem até agora 35 milhões de visualizações, um dos mais vistos do canal. Números incontestáveis, não é verdade? Mas, que não são garantia de fama universal.
Tem MUITA gente que nunca ouviu falar do Tiago. Do mesmo jeito que tem muita gente que não conhece os youtubers, por exemplo. É um campo de reconhecimento limitado, apesar da falta de fronteiras da internet que eu citei antes.
Eis que o cantor fará show na minha cidade (Teresina) em novembro. Os ingressos esgotaram em menos de 2h. ESGOTARAM. Duas sessões esgotadas, se eu não me engano. O fato gerou protestos nas redes sociais tanto daqueles que queriam comparecer quanto dos que não conhecem o trabalho do cara. Li muito QUEM É TIAGO IORC? em várias publicações. Muito ódio nas timelines como já é de costume.
Todo esse reboliço deixa a gente meio intrigado e vira assunto nas rodas de conversa além Facebook. Como um artista tão jovem pode já ter tanto reconhecimento e outros mais competentes (?) ou mais relevantes (?) não conseguirem? A diferença é que Tiago Iorc se aproveita bem das interações nos seus canais e pensa em formatos diferentes para eles. Além disso, faz um trabalho constante. Mesmo quando não tem música nova, o cara continua postando. Vocês já viram a versão de BANG da Anitta? Anitta que inclusive segue pelo mesmo caminho do cantor quando o assunto é relacionamento com o público.
Para encerrar o post, trago um vídeo/paródia/protesto/apelo dos meus amigos, Cami Rabêlo, Luana Brandão e Raul Pereira. Eles ficaram sem ingresso e resolveram também usar a internet para se posicionar.

Existe melhor forma para conversas entre artistas –> fãs –> artistas na época em que vivemos? Se vocês souberem, por favor me contem. 😉

Anúncios

2 comentários em “No tempo em que o Tiago Iorc postava no YouTube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s