No tempo em que novela tinha final decepcionante

Eu tenho uma teoria que só comprovei de mim pra mim mesma, HAHAHA. Finais de novela são decepcionantes. Talvez seja pelo fato de eu mesma ter dificuldade de criar desfechos para minhas histórias (até conclusão de trabalho acadêmico é um martírio). Na minha concepção, o penúltimo capítulo é sempre melhor. É quando as tretas se resolvem pros finais felizes acontecerem no capítulo derradeiro.Geralmente, se eu não estiver em casa no episódio final de uma novela, nem ligo muito. Meu lance é com o dia anterior. As coisas mais emocionantes pro desfecho da história acontecem no penúltimo capítulo. Tô tentando lembrar um exemplo pra vocês entenderem meu argumento. Pronto, vou falar de Laços de Família que tá passando no Canal Viva e em breve encerra para dar lugar à Pai Herói.

Apesar de mais longo, o capítulo final de Laços de Família não teve nada de extraordinário. Fica aquela coisa de assistir pra cumprir tabela mesmo, pois os acontecimentos finais já vinham se desenrolando na trama e todos já esperavam a cura da Camila, por exemplo. O destaque desagradável pra mim foi esse desfecho da Íris. Que bosta ela ficar com o Pedro depois de tudo. Casal pra final digno seria Helena e Pedro. O Miguel poderia encontrar outra mulher e a Íris tinha que cuidar da vida dela de preferência com umas boas doses de choque de realidade. Pedro e Cíntia também teria sido bem legal. Mas, quem sou eu, né? HAHAHA
A verdade é que essa minha teoria vem sendo derrubada de 2010 pra cá. Na pesquisa que fiz pra tentar convencer vocês da superioridade em termos de relevância do penúltimo capítulo, não encontrei muitas evidências. Ironicamente, as novelas Babilônia, Verdades Secretas, Totalmente Demais e outras todas tiveram finais dignos. As novelas da minha infância e adolescência é que me decepcionaram mais, provavelmente.
Entretanto, se tem uma novela que quebrou meu argumento inteiro, ela é Velho Chico. O capítulo final que foi ao ar ontem (30/09) foi memorável do início ao fim. Claro que muito da atmosfera emocional foi agregada em razão do desaparecimento d0 protagonista nas águas do rio São Francisco, mas isso não diminui o primor artístico da conclusão da novela. Tudo poético, tudo emocionante.

velho-chico-01

velho-chico-02

Destaquei de amarelo minhas cenas preferidas com a convicção – e provas também – que todas as outras também foram especiais. Afrânio se despedindo de Martim ao som de Monte Castelo me fez chorar (Martim, diga-se de passagem um dos meus personagens favoritos, talvez o mais amado); Luzia revivendo sua história e acolhendo um bebê foi um sensibilizante recurso de metalinguagem do tipo que me encanta profundamente; a chuva na igreja apesar de incompreendida, foi mágica, foi perfeita, foi de pegar o coração de qualquer nordestino pelo laço; e pra finalizar a belíssima homenagem para Domingos Montagner, que confundiu e uniu novamente ficção e realidade na conversa entre Afrânio e Ceci sobre a permanência da alma de Martim.

screen-shot-10-01-16-at-01-31-am

Vai ter reprise e eu vou ver de novo. E provavelmente recorrerei ao Globo Play quando bater saudade da beleza que foi Velho Chico. Atuações, visual, trilha sonora, referências, linguagem… Tudo se encaixou e encantou o público durante os meses de exibição (apesar das críticas iniciais). Espero mesmo que a equipe de produção continue tendo liberdade para realizar projetos sensacionais como esse. A gente agradece.

2 comentários em “No tempo em que novela tinha final decepcionante

  1. Eu não acompanhei a novela, mas nem conseguia me concentrar na história, as imagens me hipnotizavam, sou louca por fotografia e eu nem conseguia piscar, e ddepois os mistérios do Rios, que agora permanecem eternos, só assisti algumas cenas finais e chorei compulsivamente., Acho que sou rio também, sempre a caminho do mar de lágrimas.

Deixe um comentário

