No tempo em que eu não frequentava bibliotecas

Na biblioteca do Teresina Coworking alguns minutinhos atrás.
Na biblioteca do Teresina Coworking alguns minutinhos atrás.

As bibliotecas sempre foram um ambiente bastante agradável pra mim. Tanto que tentei organizar várias na minha própria casa. Sem sucesso, devo confessar. Um monte de livros empoeirados não pode ser chamado de biblioteca. Ou pode?

Foi num espaço de leitura que me senti importante pela primeira vez. O ano era 2003. Eu, estudante da UESPI.
Entrei na biblioteca com uma missão: fazer cadastro pra empréstimo de livros. Peguei uma fila mediana. Era início de semestre e muitos colegas estavam incumbidos da mesma tarefa. Todos precisavam ter material de pesquisa para fazer os trabalhos passados pelos professores.
Fiquei um pouco decepcionada com a quantidade reduzida de livros. Estava esperando algo parecido com a biblioteca da UFPI – onde cheguei a fazer umas pesquisas ainda na época do Ensino Médio. Mas, o meu atual local de estudos estava mais próximo mesmo era do anterior: a biblioteca simples do meu bairro que me via todo santo dia na fase pré-vestibular. Ela ficava situada ao lado de uma igreja (na verdade ainda fica, rs) e eu aproveitava para fazer uma oração no caminho e pedir pra passar. Deu certo! =)
Voltando aquela tarde de 2003, chegou a minha vez na fila do cadastro. A pessoa que me atendeu pediu um documento de identificação e outras formalidades como comprovante de residência. Em minutos estava pronto. Fui até o acervo, escolhi os três livros que tinha direito e voltei pra registrar o empréstimo.
No comprovante amarelo, tal e qual uma nota fiscal de cartão de crédito, constava meu nome completo, curso, turno e número de matrícula. Naquele momento percebi que era parte importante de alguma coisa. Melhor dizendo, me dei conta que pertencia a algum lugar.

Deixe um comentário

