No tempo em que eu queria estudar na Federal

UFPI

Fiz vestibular com 18 anos.
Na época, era louca por jornalismo. Escolhi tentar a Universidade Federal do Piauí. E a Universidade Estadual também, só que com outro curso: Letras Inglês.
Apesar da dificuldade do processo seletivo da Federal (na era pré-psiu, pré-ENEM, pré-tudo kkkk), eu estava bem otimista. Mas, sabia que não seria fácil passar.
Fui muito bem na prova de português e só não fechei por causa de 4 pontos. Isso logo no primeiro dia foi muito entusiasmante. A confiança subiu pacas, mesmo eu estando consciente de que nas outras provas meu desempenho tivesse passado bem longe.
No dia do resultado não acompanhei pelo rádio. Saí no final da tarde pra comprar o jornal com a lista. Abri ainda na banca de revista e fui olhando rapidamente os nomes, parando naqueles com inicial S. infelizmente não me encontrei. Fato que me deixou arrasada. Afinal, a esperança é a última que morre. Acho até que a minha aprovação pra Letras já tinha saído, mas eu queria MUITO mesmo estudar jornalismo na Federal.
Lembro de passar no Rodoviária Circular (notória linha de transporte coletivo que cruza a cidade toda, incluindo as universidades) e ficar me imaginando naquele lugar. Por mais comentários desabonadores sobre greves, perigo no campus ou o que mais que fosse, a minha vontade era maior que tudo. E vou falar a verdade, ela ainda permanece aqui.
Não me formei em jornalismo como tanto almejava. Meu caminho me levou para a publicidade e cá estou, pós-graduanda em Marketing Digital e já planejando meu futuro na academia.
E a minha escolha não poderia ser outra no atual momento: quero mestrado na Federal. Finalmente, o desejo de ser aluna (escrevi este post no meio de uma palestra) parece que vai se realizar. Pretendo fazer a seleção de 2015 para entrar na UFPI em 2016. Tomara que dê tudo certo. o/
Ontem participei de um evento acadêmico chamado “Jornalismo, Cidadania & Pesquisa – 30 anos do Curso de Jornalismo da UFPI. Vim apresentar um resumo expandido. Uma pesquisa que estou realizando pra escrever um artigo. Fiquei naturalmente feliz em todos os momentos.
Cada vez me convenço mais que estar na universidade, estudando ou trabalhando, é a minha praia. O nível da discussão foi muito bacana e certamente via me ajudar a progredir no trabalho em construção, além de proporcionar o conhecimento das ideias dos colegas da comunicação.
Melhor que isso foi receber, no final do debate, um livro com o resumo de todas as pessoas que participaram dos Grupos Temáticos, incluindo o meu. Tô me sentindo uma autora publicada. =)

certificado página 88 índice livro com resumos GT
Ouvi de um colega de GT que estou no caminho certo. E espero mesmo que esteja. Sei o que quero, onde e como conseguir. Espero de verdade passar na seleção e começar de fato os trabalhos de pesquisa acadêmica que tanto me encantam.
E depois? O depois é a sala de aula que vai dizer.

Um comentário em “No tempo em que eu queria estudar na Federal

Deixe um comentário

