No tempo em que eu não pensava em futuro

relógio

Não é que eu não quisesse ou buscasse garantir um futuro.
A perspectiva é outra.
Quando eu era criança por uma série de razões eu não acreditava muito em futuro.
Costumava imaginar os anos vindouros num prazo máximo de 5 anos posteriores. Tinha a expressão de que algo ruim iria acontecer. Por isso, sempre me preparava para o pior e não me demorava demasiadamente fantasiando minha vida nos anos que viriam. É louco para a cabeça de alguém de 8 anos? Um pouco.
Continuei vivendo sem muitas expectativas até que fui treinando meu cérebro para entender que o futuro era possível e que na verdade eu já estava nele aquela altura. E se eu já estava no futuro que costumava ignorar, queria dizer que eu poderia me tranquilizar em relação ao futuro que me aguardava dali pra frente.
Atualmente superei o lance com o futuro. Até por que entendi que o importante é o presente.
Mas, meus problemas não se findaram. A pedra no meu sapato hoje em dia é o passado.
Fico remoendo histórias. Tenho lembranças negativas que teriam melhor destino se esquecidas no fundo de um baú sem fundo. E, principalmente, tenho uma série de arrependimentos que me dão vontade frequente de poder voltar o tempo. Refazer meus atos. Mudar o rumo da minha vida.
É um negócio que me incomoda deveras. São como lacunas impossíveis de preencher. Para uma pessoa com pseudo toc, lacunas vazias são uma afronta. Dão agonia por demais.
Decidi que preciso trabalhar isso. Não posso voltar ao passado e muito menos passar o presente me lamentando por ter deixado de fazer isso ou aquilo. Já foi. O que passou, passou. E todos aqueles clichês que todos nós conhecemos sobre passagem de tempo.
Fico com a frase de uma amiga que não lembrarei exatamente, mas que dizia mais ou menos assim:

“Não posso mudar o passado, mas posso fazer diferente agora para ter um futuro melhor.”

É isso que buscarei a partir de agora. Ser alguém melhor com um futuro também melhor.
E que o senhor do tempo me ajude.

 

Deixe um comentário

