No tempo em que minha mãe morava longe

Nunca morei com a minha mãe.

A história é longa e eu contaria se não fosse levar o dia todo.
No início da minha vida ela estava perto. Bastava atravessar a avenida.
Só que ela é meio nômade. Eu também sou, uma de suas características que herdei.
O fato é que essa vontade de viver em outros lugares levou pra longe o abraço de mãe.
Primeiro pro Rio de Janeiro depois pro Pará.
E nesse segundo o tempo foi maior.
Tão maior que quando voltou eu não era mais criança. Na verdade não era mais nem adolescente.
Tivemos que aprender a segurar o amor pela distância. Todo mundo diz que amor de mãe é infinito, que a gente perdoa tudo de mãe, mas, uma coisa é preciso que se diga: amor de mãe também precisa ser cultivado. Ainda mais quando existem tantos PÃES por ai.
Me arrisco a dizer que as mães que amam a distância estão perdendo terreno e precisam se reciclar. Senão, não vão conseguir representar o que devem representar na vida de seus filhos.
Minha mãe sempre soube como me cativar. Sempre senti a falta dela e fazíamos o possível para manter a familiaridade mesmo tão distantes.
Entretanto, existem mães que estão tão perto e ao mesmo tempo tão longe de seus filhos, que quando se derem conta já terão um abismo muito difícil de transpor.
Eu, por minha vez,  já perdi pontos porque a ideia desse texto era falar unicamente dela. Da dona Suzana. A mulher que me colocou nesse mundão. E eu estou aqui divagando sobre uma teoria pretensiosa de maternidade à distância. Hahaha.
A motivação dessa falação toda é a data de hoje. Mamãe está de aniversário.
Aí nessas ocasiões fico toda tendenciosa e argumentativa. Coisa de gente pirada 😛
Enfim… Já liguei, já comprei presentinho e mais tarde deve acontecer uma comemoração em família.
Pra finalizar, um presente que ela sempre gosta: Roberto Carlos.

Deixe um comentário

