No tempo em que eu ouvia CD na íntegra

Faz tempo.

Aquele botãozinho ‘shuflle‘ e o download inveterado mudaram a minha maneira de ouvir música. Pra mim é meio preocupante.
Sou viciada no aleatório e também não passo um dia sem baixar nem que seja uma música, geralmente crio seleções muitíssimo variadas que tocam na minha playlist.
Apesar disso, tenho tentado voltar ao velhos hábitos até para conhecer mais dos artistas que gosto. Ouvir o CD na íntegra faz com que você não se identifique só com as chamadas ‘músicas’ de trabalho e possa falar com propriedade sobre aquilo que está ouvindo.
Esse lance de baixar aumenta as possibilidades, mas em contrapartida torna as pessoas consumidoras de música ‘de momento’. Eu pelo menos sou assim. Mesmo amaando old school songs. Adoro ouvir programas de FM que tocam sons do passado e depois de ouvir uma música interessante não hesito em baixar.
A internet também é fonte de inspiração para a criação das playlists. Novidades que estão bombando, bem como os clássicos repaginados.
Sinto saudade de quando sabia a sequência do CD de cor. Tudo bem que isso continua acontecendo com as playlists quando não uso o shuffle, mas sei lá, era uma sensação diferente. Sinto mais saudade ainda da sensação de devorar um CD e identificar as características do artista e ficar a par de questões que só quem ouve dessa maneira consegue entender.
Pode ser que eu não volte aos velhos hábitos. Já me acostumei tanto com o jeito 2.0 de curtir música que acho difícil retroceder.

Só sei que de vez em quando é bom ouvir um único artista. E sem cair na tentação de colocar no aleatório.

Deixe um comentário

