No tempo em que eu era engajada

Olha… Eu já fui muito mais ativa politicamente do que hoje em dia.

Nos tempos de Ensino Fundamental, por exemplo, eu me amarrava muito em Geopolítica. Entendia mesmo.
Assistia noticiários. Estava por dentro dos acontecimentos no cenário mundial. Enfim… Era um tópico bastante interessante para a minha pessoa.
Definitivamente mudei.
Fiquei mais entretida com o entretenimento. #olhaqueironia
Deixei as preocupações sociais de lado.
Minha justificativa: gente, é muita informação!
Só nesse lance de entretenimento leio zilhões de coisas por semana, assisto TV, navego na internet, ouço rádio, vejo blogs… E mesmo com essa atividade frenética, todos os dias descubro uma coisa nova da qual nunca tinha ouvido falar.
E fico pasma. É claro.
Tenho tentado me informar mais dos antigos interesses pra não ser uma pessoa alienada. É óbvio que o panorama geral consigo absorver nas leituras rápidas. O problema é não ter tempo para me dedicar às análises profundas e às questões que afligem a conjuntura sóciopolítica mundial.
Também sei que não basta estar informada das paradas que acontecem pelo mundo.
De vez em quando é preciso se infiltrar nos movimentos e fazer alguma coisa de útil em favor de uma causa justa.
Nos últimos meses aqui em Teresina os estudantes reivindicaram energicamente ( e foram repreendidos mais que energicamente) sobre o aumento abusivo da tarifa de ônibus.
Fiquei orgulhosa da manifestação. E com vergonha por não estar nela.
O movimento teve duas fases. Na primeira, ainda em 2011, eu tentei participar pela internet. O Facebook era meu aliado para demonstrar minha indignação. Mas, eu não estava nas ruas.
Num segundo momento, já em 2012, a minha participação foi bastante reduzida. Quase a zero eu diria.

Gostaria de ter sido mais participativa.

Quem sabe até ser uma presa política. Meu pai iria adorar. (vários manifestantes foram presos sob fiança de R$ 6.000 #absurdo)
Acho que meu lado rebelde tá se soltando de mim. Talvez seja a maturidade chegando.

Ou então falta de iniciativa mesmo.

Deixe um comentário

